A ADUFPA está promovendo uma Campanha de Solidariedade às famílias do estado do Amapá, que desde a noite do dia 3 de novembro, sofre com a falta de energia elétrica. A Campanha conta com o apoio do ANDES-SN, da CSP-Conlutas e do Seção sindical dos docentes da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A interrupção do serviço de energia elétrica atingiu 13 dos 16 municípios amapaenses e foi causada por um incêndio na subestação da empresa Isolux no último dia 3. A falta de energia elétrica tem impactado o funcionamento de mercados e caixas eletrônicos, suspendeu o abastecimento de água e tem afetado diretamente os hospitais em plena pandemia. Há falta de combustíveis no estado e muitos moradores estão incomunicáveis e com dificuldades para obter alimentação.

No último sábado, 7, parte do serviço foi restabelecido, mas ainda em sistema de rodízio, não conseguindo suprir as necessidades mínimas da população. “Exigimos a imediata normalização e restabelecimento total do serviço de energia elétrica no estado do Amapá. A empresa Isolux deve ser responsabilizada, assim como as autoridades estaduais e federais”, apontou o diretor-geral da ADUFPA, Gilberto Marques.

Segundo Gilberto, enquanto a energia elétrica não é restabelecida no Amapá, é preciso laços de solidariedade, contribuindo com as famílias amapaenses. “Por isso, estamos desenvolvendo uma campanha solidária, arrecadando recursos a serem repassados às famílias, que neste momento, enfrentam dificuldades para se alimentar e até ter acesso à água potável”, destacou Gilberto.

O diretor da ADUFPA orienta os docentes da UFPA e a comunidade em geral a depositarem qualquer valor no Banco do Brasil, Agência 130-9, Conta-corrente180000-0, em nome de Sâmela Ramos, CPF 852288262-20. Após o depósito, é importante mandar comprovante para o telefone da secretaria da ADUFPA: (91) 988830818.